THIN LIZZY

 Thin Lizzy foi uma banda de rock formada em 1969 pelos irlandeses Phil Lynnot (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra). Iniciou suas atividades em Dublin, Irlanda, tocando em pequenos clubes e bares. O repertório variava entre covers e algumas composições de Phil.

Em 1970 assinam com o selo Decca, onde lançam tres albuns e uma série de compactos. Nos dois primeiros albuns, “Thin Lizzy” e “Shades of Blue Orphanage”, o estilo ainda era centrado em uma mistura de Folk e Blues. No terceiro album, “Vagabonds of Western World”, eles optaram por um som mais pesado. Conseguiram colocar nas paradas de sucesso os singles “Whiskey in the Jar” e “The Rocker”. A banda começava, enfim, a ter sucesso.

Em 1973, Eric Bell deixa a banda e é substituido temporariamente por Gary Moore, amigo de muitos anos de Phil Lynnot. Trocam o selo Decca pelo Vertigo. O escocês Brian Robertson e o americano Scott Gorham assumem as guitarras. O Thin Lizzy está pronto para decolar.

Gravam “Nigh Life” (1974), “Fighting” (1975) e conseguem certo destaque com os single “The Boys are Back in Town” do álbum “Jailbreak” em 1976. Seguem-se os albuns “Johnny the Fox” (1976) e “Bad Reputation” (1977). O Thin Lizzy conseguia enfim sucesso nos EUA e Europa, com boas posições nas paradas principais das rádios.

Em 1978 é lançado o album “Live and Dangerous”, considerado até hoje um dos melhores “ao vivo” de todos os tempos. Brian Robertson deixa o grupo. Mais uma vez Gary Moore é chamado. Com esta formação gravam o album “Black Rose: A Rock Legend” (ou Róisín Dubh: Finscéal Cnoc, em gaélico), em 1979, com outros singles bem posicionados, como “Do Anything You Want” e “Waiting for an Alibi”.

O ano de 1980 chega e a banda começa a ter problemas. Phil Lynnot começa a se afundar nas drogas por acreditar que os trabalhos do Lizzy já deveria ter tornado a banda uma das maiores do mundo, como o Led Zeppelin. Scott Gorham também começa a ter sérios problemas de alcoolismo e Gary Moore deixa a banda, sendo então substituido por Snowy White, ex-sideman do Pink Floyd. Phil lança o album solo “Solo in Soho”. O Thin Lizzy grava o album “Chinatown”, um dos mais pesados da banda.

Lançam em 1981 o album “Renegade”. Darren Wharton, que tocou como convidado no disco anterior, assume os teclados como efetivo. Snowy White deixa a banda.

Em 1982. Phil Lynnot lança mais um album solo, “The Phil Lynnot Album”. John Sykes, ex-Tyger of Pan Tang, assume uma das guitarras. Gravam o último album de estúdio “Thunder and Lightning”, o mais pesado do grupo irlandês. Phil está perdendo a luta para as drogas…

Em 1983 o Thin Lizzy faz a sua turnê de despedida com a participação dos membros anteriores, menos Snowy White. A turnê foi registrada no album “Live Life”. O Thin Lizzy não existe mais.

Phil Lynnot ainda tenta continuar na ativa. Monta a banda Grand Slam, com o ex-baterista do Thin Lizzy, Brian Downey. O projeto não vai adiante. Em 1985, Phil e Gary Moore excursionam juntos. Phil está doente.

Em 04 de Janeiro de 1986, Philip Parris Lynnot, negro, filho de pai nascido na Guiana e mãe irlandesa, morre de complicações de saúde derivadas do uso contínuo de drogas pesadas. Para homenagear Phil Lynnot, sua música e sua poesia, existe na Irlanda a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico), mantida por sua mãe Philomena Lynnot. Anualmente, no dia da morte de Phil, 04 de Janeiro, acontece um espetáculo em sua homenagem, o “Vibe For Philo”, com a presença de antigos membros do Thin Lizzy, bandas covers e convidados.

Um reformulado Thin Lizzy recentemente abriu alguns shows para o Deep Purple e excursiona se apresentando. Hoje a banda nessa “volta” é capitaneada pelos guitarristas John Sykes (também nos vocais) e Scott Gorham e faz parte do grupo das bandas que tentam continuar com uma nova formação sem o vocalista original, como Queen, The Doors e The Jam.
Apesar de terem possuido datas de abertura para o AC/DC na Europa, John Sykes deixou a banda, que desde então (2009) está em hiato indefinido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário