TEARS FOR FEARS

Uma das mais adoradas bandas britânicas a emergirem após a onda new wave, no ínicio da década de 80, o Tears for Fears estourou em 1985 com os hits Everybody Wants To Rule The World, Shout e Head Over Heels. Essas canções fazem parte de seu segundo álbum, Songs from the Big Chair, que chegou ao topo da parada da Billboard, onde permaneceu por 5 semanas. No total, o disco permaneceu 83 semanas no Top 200 americano, recebendo 5 discos de platina, e 81 semanas entre os mais vendidos da Inglaterra.

O Tears for Fears foi formado em 1981, em Bath, Inglaterra, depois que os amigos de infância Roland Orzabal e Curt Smith gravaram seu primeiro disco com a banda de ska Graduate. O nome Tears for Fears foi criado a partir dos ensinamentos de Arthur Janov, cuja teoria do grito primal influenciou fortemente John Lennon.

A dupla lançou seu primeiro single em 1982, Mad World, que chegou ao número 3 da parada britânica. Em 1983, eles lançam Change (#4) e Pale Shelter (#5), todos retirados de seu álbum de estréia, The Hurting.

Depois do estrondoso sucesso de Songs From the Big Chair e uma debilitante turnê mundial (que incluiu apresentações em concertos beneficentes para arrecadar fundos para aliviar a fome na África), o Tears for Fears entrou em um prolongado recesso. Eles só retornariam em 1989 com um novo e maravilhoso single, Sowing The Seeds Of Love (#2 nos EUA, #5 no Reino Unido) e o disco platinado The Seeds of Love (#1 na Inglaterra). O disco incluía a balada Woman In Chains, que ajudou a deslanchar a carreira da vocalista Oleta Adams, descoberta por Orzabal e Smith em um bar de hotel de Kansas City.

Depois da saída de Curt Smith em 1991 para seguir carreira solo, a coletânea Tears Roll Down (Greatest Hits 82-92) foi lançada, em 1992. Orzabal seguiu adiante ainda sob o nome de Tears for Fears, lançando os álbuns Elemental em 1993 e Raoul and the Kings of Spain em 1995. Os projetos solos de Smith renderam Mayfield (1998), Aeroplane (1999) e Halfway, Pleased (2008). Orzabal também lançou um álbum solo, Tomcats Screaming Outside, em 2001.

Após dez anos de silêncio, os dois reataram a amizade e, em setembro de 2001, começaram a trabalhar juntos para criar novas músicas. Em 2004, com a intenção de obter novamente o sucesso, é lançado o álbum Everybody Loves a Happy Ending.

Nenhum comentário:

Postar um comentário